terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bonita

Cabelo curto, pra mim, sempre foi coisa pra mulher bonita. Pra mulher muito bonita!
Na minha cabeça, o cabelo seria capaz de moldar e ajustar melhor um rosto feio ou 'mais ou menos', como o meu. Na minha concepção, a solução pra quem não era extremamente bonita, seria cultivar longas madeichas.
E assim fiz, desde sempre.
Mas o cabelo foi se tornando parte da minha personalidade, do meu jeito de falar, de ser. Minha irmã me falou que eu sou a única pessoa que ela conhece que fala com o cabelo.
Sempre foi doloroso me tirar dedos, fios, cortar qualquer pedacinho que fosse da minha adorada cabeleira. Passei a achar que sem meu cabelo, eu estaria sem um pedaço de mim, seria uma completa estranha. Essa proposta me assustava, e sem pensar muito, eu negava essa possibilidade.
De uns tempos pra cá a ideia de mudança foi rondando a minha cabeça, até se tornar concreta. Um desejo. Ou mais que isso, uma meta. A ideia de tirar parte de mim, deixou de ser assustadora, mas agradável e desejada. A possibilidade de mudança antes tão sofrida, agora tão querida e esperada. Era a hora!
A vontade que foi crescendo dentro de mim, me fez esquecer o medo de parecer ridícula, o medo de não possuir a beleza necessária para ter cabelos curtos. Ainda um pouco temerosa, mas cheia de entusiasmo para a nova Clara que eu queria ver em mim, indiquei a altura desejada à cabelereira, que sem pena, retirou de mim (de uma vez só), quase a metade. Um grito (de animação e ansiedade) foi contido.
Fechei os olhos e apertei forte a minha própria mão, até estar tudo pronto.
Olhei o espelho, passei as mãos sobre os meus fios, um sorriso se fez sem esforço.
"Como é bom não ter cabelo"
Satisfeita com o que vi e com o que daqui pra frente, eu imaginei que seria.
Estranhamente, me senti corajosa e bonita. Bonita como aquelas mulheres de cabelo curto.
Mal posso esperar para ouvir os comentários: "O que você fez com seu cabelo, sua louca?!"

4 comentários:

Taíza Maria disse...

Eu também achei, por muito tempo, que cabelo curto era somente para as "lindas" que podiam se dar ao luxo de arrancar a moldura e se garantir que o 'quadro' não perderia a beleza.
Hoje - e depois de longos cabelos devidamente tesourados - acho que cabelo curto é coisa pra mulher de verdade (seja linda, feia ou mais ou menos!)
E essa foi uma das sensações mais libertárias que já tive na vida!!

Clara disse...

PARE DE DIZER QUE SEU ROSTO É MAIS OU MENOS!
):

Marmota Cultural disse...

Como disse a Taíza, cabelo curto é libertário! Mas infelizmente não me sinto praparada pra me desfazer da minha moldura, quero dizer da minha cabeleira.
Só tive essa coragem na adolescencia!
Depois encaretei,
Quer saber, vc ficou charmosíssima!
Linda mesmo.
bj

Bianca Burnier disse...

Passei exatamente por isso, quando cortei o meu cabelo...