quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A minha angústia

A inquietação da alma, é quase física.
Bato o pé, cruzo e descruzo os braços, lateja de dor a cabeça.
Devia fazer como o resto do mundo, ignorar. Mas como ?
Pergunto a cada um que encontro. Na rua,em casa,cada um dentro de sua muralha, dentro de sua vida.
- Você sente a minha angústia?
E fico sem resposta.
A fome,a guerra,a pobreza,a violência,a perda,a dor,o medo,a injustiça, a degradação da natureza. Dinheiro,dinheiro,dinheiro. E eu não quero ver. Mas como?
E se pergunto, respondem que tudo vai bem.
Então...
- Ninguém sente a minha angústia?
O desemprego,o analfabetismo,a corrupção,a ignorância,o trabalho escravo,o atraso,a falta de humanidade,o fim da água potável,a impunidade.
Mas a vida segue seu curso, e todo mundo no fundo,finge que não vê.
- E você? Sente a minha angústia?
A inverção de valores,a exploração,a miséria,o subdesenvolvimento,o preconceito, a desigualdade.
Dinheiro,dinheiro,dinheiro.
E eu preciso, mas como, mas o que fazer? Em que crer, em que me apoiar,em que confiar pra não perder a esperança no ser humano?
Os jornais,as notícias,as verdades que eu(e parece que só eu) vejo. É preciso agir, é preciso mudar,é preciso mover. Será que enlouqueci?

Por favor, me diz que você também sente a mesma angústia.

2 comentários:

Júlia Borges disse...

Eu sinto a angústia... não sei se sua, mas uma angústia que vem do mundo. Eu sinto a angústia.

Ter esperança no ser humano? Só encontrando outros como você. Humanizados-conscientizados-pensadores-questionadres-atuantes! Enfim, por aí...

Beijão

LC Varella disse...

Eu sinto. Sinto muito, minha angustia e a sua não vão mudar nada além do nosso estado mental e emocional. Quando a gente muda o mundo muda um pouco mais.
EU mudei tanto e ainda é o dinheiro o deus maior, apesar de tudo que sou. Nada!
Nnao sou nada!
E ainda me angustio por tudo.
Solidario a ti e leitor do seu blog.