terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mulher de verdade


Acabei de olhar uma revista onde a manchete principal dizia "Alessandra Ambrosio - a mulher mais sexy do mundo".
Embora eu ache que essas revistas servem somente para deprimir as mulheres que não conseguem ter corpos esculturais, resolvi olhar. Afinal, é bom ter um parâmetro do que está sendo valorizado.
A mulher era realmente bonita. Cabelos tingidos, corpo malhado, algumas cirurgias plásticas para tirar barriga, pôr peito, bunda e o que mais faltasse. A dieta: Algumas folhas de alface e horas de academia. A entrevista que vinha logo depois da foto muito bem pousada, maquiada e alterada no photoshop, revelou que junto com a falta de barriga, celulites e estrias, vinha também falta de cérebro. E um pequeno comentário da própria revista que dizia "Isso é que é mulher de verdade".
Não entendi. corpo falso, cabelo falso, pensamento falso, ensaiado. O que há de "de verdade" em tudo isso? Concordei que a moça era mesmo linda, até sexy também. Mas pra mim, ela é mulher "de mentira". Aquilo me enojou, fechei a revista.
Como não ser maravilhosa com horas de academia, sem se dar ao luxo de um doce, sem filhos, sem lavar roupa, sem carregar sacola de compras, sem ter que se dividir em 20 pra suprir tudo que lhe é exigido? Como não ser a mulher "mais bonita" do mundo vivendo somente em função disso, de uma vida vazia que só valoriza as marcas, o dinheiro e toda essa "beleza"?
Me arrisco a dizer que assim é fácil!
Eu quero ver continuar linda depois de uma gravidez, de quilos a mais, de manchas de sol, mesmo com algumas celulites e nem tantas horas de ginástica, com filhos pra buscar na escola, dando conta da casa, do trabalho. Eu quero ver continuar assim tão sexy quando as marcas da idade começarem a marcar o rosto liso e esticado, sem os tratamentos importados, sem maquiagem, à qualquer hora do dia.
Corpos de plástico, cérebros de plástico. Desde quando e por quê essa perfeição fabricada virou símbolo de "verdadeiro"
Continuar maravilhosa depois de um dia de trabalho, de filhos e de casa, de problemas, com rugas, quilos a mais, cansaço e suor e as imperfeições cotidianas, isso sim é ser mulher de verdade.

3 comentários:

Unknown disse...

você é maravilhosa, como sempre!
é bom saber que existe gente que não se deixou levar...

linda!

Taíza Maria disse...

Eu quase me senti uma mulher de verdade agora!!
E essa vaidade falsa e desmedida é uma das facetas mais modernas, cruéis e eficientes do machismo contemporâneo...
Ela escraviza, maltrata, priva, submete e desvia a mulher do que ela realmente veio aqui pra ser... que é uma mulher "de verdade"!!

Júlia Borges disse...

"Amélia, sim, aquilo que era mulher de verdade..." ;) hahaha

eu sei, preciso melhorar meus comentários...