segunda-feira, 27 de julho de 2009

Antes (e depois) do nome

Meu nome deu origem a mim, conosco a ordem foi inversa, só nasci por ele, presumo eu. Meus pais gostavam desse nome, cada um por suas razões, e quando isso foi revelado, minha mãe teve a certeza de que era aquele o pai da sua filha. Nas brigas, mamãe deixava bilhetes "A Clara precisa nascer" e suprimia o seu orgulho e a possível raiva por essa causa, por esse nome.
"Uma rosa com outro nome ainda teria o mesmo perfume". Sim, Julieta, teria. Mas eu defendo a filosofia de Graciliano Ramos de que "se eu não me chamasse Raimundo, eu não seria quem eu sou". E Carlos Drummond já disse, "Seria uma rima, não seria uma solução".
Então assim, eu prefiro ficar sem rima a ficar sem nome. Não que o nome seja uma solução, mas veja bem, faz parte da minha composição e é grande parte de mim.
Me olho no espelho e definitamente me acho com cara de Clara. Não me penso de outro jeito, não me imagino com outro nome.
Com os sobrenomes fico cheia de dúvidas. Não sei se uso 'melo', se adoto 'moreno', acabo assim, simples e puramente Clara. Minhas personalidade, meus trejeitos, minhas manias, tudo acaba revelando esse meu nome.
Carolina, Marina, Alice, Cecília, Luiza, Julia, Juliana, Mariana, Maria, Ana, Isabel, Isabela, Gabriela, Joaquina, Antônia, Joana... Não, não, é transparente, sou Clara.
De tudo em mim me queixo, acho do que reclamar, o que reivindicar, mas meu nome.... Gosto tanto! Falo cheia de orgulho a palavra bonita que me nomeia.
-Lara? Sarah?
- É Clara!
Sem pré-nomes, sem composições, sem "Maria", "Ana" ou "de Assis"com os quais todos insistem em querer completar meu nome. Ora, parem, ele é o total, inteiro, ele já é completo.
Com todas as brincadeirinhas de ovo, de escuro, de caramelo, com todos os paradoxos e referências, gosto mesmo de me chamar assim. Límpida, cristalina, simples e definitiva... Clara!
Minhas personagens escondem muitas façanhas e claro, revelam vários nomes assim como várias personalidades, mas eu não vario, nem mesmo quando sou colombina entre os carnavais. Ivento idade, histórias, vontades, jeitos... Mas nome, não consigo. Meu nome é um só, meu nome é meu, meu nome? sou eu.

5 comentários:

Karoline Silva disse...

Realmente é um nome lindo, um dos possíveis nomes da minha 'futura' filha :)
Clara, seus textos são incríveis! conheci seu blog por indicação de uma amiga, e digo... voltarei por aqui sempre que puder!

Parabéns !

Júlia Borges disse...

Só gosto de Clara você. :)

Pedro Paz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianca Burnier disse...

Claro, Clara

Isa disse...

Você realmente tem cara de Clara, aí fica fácil ..

.. e eu que tenho cara de Bia, como faço? hahahahahaha

p.s.: palavras sábias, as do seu pai.