sexta-feira, 10 de julho de 2009

Carta para Lygia Bojunga


Amada escritora,

Obrigada!

Não poderia começar de outro modo. Nenhuma outra palavra seria tão exata. Para falar a verdade, poderia terminar a carta por aqui, antes mesmo de começa-la realmente, pois tudo que venho a falar depois será só a continuação dessa primeira palavrinha: obrigada!
Sempre evitei citar uma poesia, um autor, um livro favorito, porque sempre foram tantos que diviram esse espaço de predileção dentro de mim que seria quase impossível classificar um preferido, no entanto, desde que li "Corda bamba" tive a certeza de que ali estava não só o meu livro preferido, dentre todos os meus preferidos, como também o meu melhor amigo, que me acompanharia durante toda a minha trajetória daquele instante para frente.
Devorei "Corda bamba" em uma tarde, fascinada, encantada, com os olhos brilhando de gula por mais palavras suas. Terminei o livro e ainda embasbacada fiquei um tempo sem conseguir fecha-lo, em transe. E permaneci quase estática durante alguns dias.
Não saberia dizer o que fez de "Corda bamba" um livro tão especial para mim. Se a história, se as personagens, se a maneira como a trama foi contada e escrita... Não sei mesmo. Mas o conjunto dessas coisas todas me tocou, me marcou e se perpetuou dentro de mim e faz fortes ecos até hoje.
Quando eu estou triste ou alegre demais, preciso do livro, preciso tê-lo perto de mim. Nem que seja só para senti-lo, segura-lo. Marquei todas as frases preferidas com marca texto, mas espero que não considere isso falta de respeito, pois é um hábito do qual não consigo me livrar.
Às vezes sinto como se fossemos amigas, porque temos conversas intensas e demoradas(através dos livros, é claro). Quando eu preciso de alguma resposta, conselho ou até uma motivação, recorro de novo à você e suas palavras.
Assim foi com "aula de inglês", "sapato de salto"...
"A casa da madrinha", "sofá estampado"! Quanta inspiração...
Quantas tardes remoendo minhas lembranças, revivendo minhas fantasias infantis, deixando que vivesse e ocupasse grande espaço de mim meu eu criança.
Aplaquei minhas saudades com a cama, emprestei minhas emoções para nós três(e vivi com a intensidade necessária aquelas aventuras todas dentro de mim).
Ah, Lygia... Sorte as suas palavras terem cruzado o meu caminho. Me pergunto como eu seria sem você, sem sua obra.
Sim, pois parte de mim, do que se construiu e do que ainda se forma à cada dia é sustentado, em parte,pelo cimento de seu trabalho, da sua sensibilidade.
Minha vontade de ser escritora só cresceu ao te ler, que exemplo, que vontade de ser assim tão grande! Quanto incentivo, quanta motivação você me traz.
Dentre os meus sonhos e aspirações ingenuas está o desejo de mudar a vida de alguém, assim você fez e faz com a minha.
Minha amada escritora, minhas palavras não chegarão até você, vão ficar pairando por aqui nessa carta e no meu coração, mas pouco me importa.
Se você acreditar em energia, em força de sensação e pensamento, aí tenha a certeza de que meu carinho e agradecimento de alcançará, onde quer que você esteja.
Não tenho a intenção de me alongar ainda mais, como disse desde o começo era apenas um agradecimento que se tivesse começado e terminado no inicial "obrigado" já teria cumprido a sua missão.
Espero que um dia a gente possa se encontrar, vou me controlar para não te sufocar com toda a minha exaltação pelo acontecido. Só queria mesmo te dar um abraço para catalogar dentro de mim e junto com os outros que classifiquei depois de ler "o abraço", o inesquecível e infindável(porque é assim que vai ser) abraço de Lygia.

Com toda a minha admiração
Da sua leitora fiel e apaixonada

Clara.

5 comentários:

Yke Leon disse...

Ótimo !
Se eu não to enganado, ela já foi lá no Santa Rosa. Deixe de pessimismo, ela não é tão inacessível assim...

Yke Leon, do www.revolutear.blogspot.com

Isa disse...

Se você tovesse escrito isso só uns dois ou três meses antes, não lembro, eu com certeza teria dado pra ela :)
No Flist, eu e outras pessoas do ceat fizemos uma peça da Bolsa Amarela, e ela assistiu. Foi muitíssimo especial, você deveria ter ido!

Marcela disse...

"Corda Bamba" é maravilhoso. Eu amo esse livro! Muito especial mesmo...

Neo disse...

Oi..

Que texto legal e quanta inspiração... rs

Brigadão pela visita ao TOS.

Beijo


Neo
twitter.com/todosossentidos

Carlos Simplício disse...

Clara, sou Carlos Simplício do www.depoisdolance.wordpress.com

Agradeço o comentário lá no blog. Passei por aqui também para dar um confere no seu. Parece bem bacana. Com o tempo nos falamos.