terça-feira, 19 de maio de 2009

Admiráveis vagabundos

- O que sua mãe faz?
- Ela é cantora.
- Ah, que legal. Mas em que ela trabalha?

- Em que seu pai trabalha?
- Ele é ator.
- Sim, mas e trabalho, trabalho mesmo?

Já estou cansada! Quem disse a essas pessoas, a esse mundo que ser artista não é profissão? Quem contou a eles que cantar ou atuar é um trabalho menor ou menos digno?
Já estou farta de ouvir à todo canto "Artista é tudo vagabundo", "músico quer vida fácil", "todos os atores são drogados". "Seus pais estão de férias? Mas isso é coisa pra quem trabalha muito".
Passei a vida inteira vendo meus pais darem muito, muitíssimo duro. Sem hora, sem dia, sem direito à feriado, final de semana e dias santos pra ter que ouvir tanta besteira.
Meus pais são vagabundos que trabalham desde que tem a minha idade, em qualquer lugar, a qualquer hora, que vêm me dando suporte, me criando dentro da maior estabilidade que conseguem, se mantendo presentes mesmo com a vida incerta, se aprofundando, lutando, pra viver do que foram dotados de talentos.
Meus pais são um desses vagabundos que acreditam na beleza da arte, da vocação, que não desistem mesmo com a mediocridade, com as dificuldades, com a falta de mercado. São desses preguiçosos que continuam fazendo poesia em um mundo onde a maioria das pessoas esqueceu o que é beleza e melodia.
Espero eu, ser um desses 'de vida fácil' para que os meus filhos tenham tanto orgulho de mim quanto eu tenho dos meus pais.

- Mas vocês vivem de que?
que eu tenha paciência para responder à todos que perguntam:

- DE ARTE!

7 comentários:

franzinha (p vc) disse...

E eu sou sua fã!!!
amooooooooooooooooooo berengandão.

fraaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn disse...

so mais uma coisaaaaaaaaaaaaaaaa... coloca meu blog aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..ora! bolas!

Erínia disse...

Veja, não se sinta ofendida. Nascemos num país onde a beleza está empoeirada, a vulgaridade idolatrada e o respeito... bem, não vou comentar onde está o respeito.
Somos criados para ser operários: a grande massa manipulável. É quase como estar fadado ao chão, as migalhas, e não a criação, a doçura, ao belo.
Não nos inventaram para crescer. Somos tão desprezíveis assim?
Graças a Deus ainda há poetas, atores, cantores que, aleluia, fazem ARTE, e não a porcaria que a Rede Bobo quer me fazer engolir.
:)

Julia disse...

-DE ARTE!

Ah clarinha que orgulho de ser sua amiga.

Milk disse...

Vou escrever uma música com isso, meu bem querer. Você vai ver...

Patricia disse...

Ah, minha filha, eu também tenho um enorme orgulho de você!
Que sejamos esses vagabundos mal compreendidos, mas fiéis a nossa vocação e amor as artes.
bjs
Mamita

Alice disse...

ADOREI!
Você acabou de ganhar mais uma (pelo visto vc tem bastante) admiradora.
Também tenho pais e avós que vivem da arte e eu acredito que eu só sai no lucro com isso.
Parabéns... e que continuemos vivendo de arte!!