quinta-feira, 28 de maio de 2009

Da solidão e os meus outros demônios

A solidão, como todos os sentimentos, possui diversas faces. E para mim, não necessariamente precisa ter conotação negativa.Existe a solidão vazio, que machuca, que nos deixa pela metade, perdidos. Existe a solidão individualidade, saudável, necessária e existe, inclusive, a solidão opcional.Essas três 'modalidades' são as mais comuns pra mim, por isso as citei. Dentro das três possibilidades cabem vantagens e desvantagens, dores, sabores.
A solidão é excelente para pôr os pensamentos em ordem, para realizar antigos planos, para arrumar o quarto, as gavetas, a cabeça.
É um excelente exercício de liberdade, desde que a sua solidão isole de você também seus medos e julgamentos. A solidão é necessária, inclusive para usufruir de uma companhia posterior, seja ela qual for.A solidão pode ser uma excelente aliada, naquelas tardes em que você quer sumir do mundo, e que qualquer outra presença será incômoda. Afinal, existem momentos que só podem ser vividos à dois. Você e a solidão.
Muitos desses momentos me tomam, me invadem, fico horas, dias, meses nessa existência reclusa do resto do mundo. E nessas horas saboreio com gosto, lambuzo-me dessa sensação e exclamo com água na boca "Ah, doce solidão".
Em outros momentos, em controversia, canso-me da sensação de estar sozinha. Sentada em cadeiras escondidas, no fim de festa, na cadeira do cinema derramando lágrimas (mais por mim que pelo filme), deitada no sofá da sala, checando esperançosa o celular na busca de uma ligação, um convite, uma mensagem de texto que me mostre, revele, prove que eu não estou tão sozinha assim.
Ah, nessas horas o asco me toma! O gosto amargo, o fel, as lágrimas que derramam espontaneamente e grossas, o salto que bate com força no piso encerado da sala de estar. Reclamo, imploro, com raiva e fragilidade "Sai daqui, solidão!"Mas entre meus momentos de amor e ódio, mel e fel, tristeza e contentamento, vou vivendo só(sem precisar significar infeliz, enfatizo), acabo por fim convivendo com a minha solidão e tudo o mais que ela me oferece.
Acredito que pra mim(e todo mundo) a solidão é apenas um estado de inércia, esperando uma força que a tire do estado inicial. Sendo assim, me torno eu uma massa estática, tendendo a permanecer em repouso até que algo me tire dessa posição( e algo vem sempre a me tirar).
Porém, um aviso. Não faça zona nas minhas bagunças organizadas emocionais!
Não há nada pior no mundo, do que gente que não oferece( de fato)companhia e atrapalha a minha solidão

Um comentário:

Alice disse...

"Solidão, foge que eu te encontro
Que eu já tenho asas...
Isso lá é bom?
Doce solidão..."

Que lindo o que você escreveu pra mim!! Quero comentar mais sobre esse post que vc escreveu mas tá meio corrido, fds eu escrevo. Por enquanto fica esse trecho da música do Camelo que vc deve conhecer e um post que eu coloquei pra você lá no meu blog.

Beijos
Alice